Incrivel essa obra... O quadro apresenta alguns traços surrealistas como por exemplo, o fato dos personagens estarem "flutuando" no céu. Essa característica evidencia a preocupação de Tarsila com a estilização do desenho. A obra possui fortes características brasileiras que se manifestam sobretudo nas cores, que são muito vivas e vibrantes, contrastando com os tons pastéis que ela usava durante seus estudos nas faculdades parisiense e paulistana. Após uma viagem com um grupo modernista a Minas Gerais, Tarsila do Amaral começa a desenvolver a chamada pintura Pau-Brasil, com temas e cores bem brasileiros e que Carlos Drummond definiu: "“O amarelo vivo, o rosa violáceo, o azul pureza, o verde cantante”. No caso deste quadro, a presença de uma cor verdadeiramente brasileira ou caipira: rosa, azul claro e o verde do nosso colorido tropical. A vegetação é representada com uma estética fora do padrão , que é influência do surrealismo em sua fase antropofágica e que está sempre presente nas obras da artista. O animal, que não consegui identificar, é um símbolo da antropofagia. A composição é geometrizada, porém, possui planos definidos e linhas simplificadas. Em várias obras, Tarsila representava os operários, a terra, o trabalho braçal; pois era o trabalho braçal que tinha maior impacto na época. No caso dessa tela, a meu ver, ela representa a família de elite, que é intocável. O fato de estarem flutuando, significa que estão distantes da terra (do trabalho braçal). Nota-se uma semelhança com algumas obras de Lhote, Gleizes e Léger; artistas que haviam se afastado do austero e cerebral cubismo de Picasso e Braque.
Incrivel essa obra...
ResponderExcluirO quadro apresenta alguns traços surrealistas como por exemplo, o fato dos personagens estarem "flutuando" no céu. Essa característica evidencia a preocupação de Tarsila com a estilização do desenho.
A obra possui fortes características brasileiras que se manifestam sobretudo nas cores, que são muito vivas e vibrantes, contrastando com os tons pastéis que ela usava durante seus estudos nas faculdades parisiense e paulistana. Após uma viagem com um grupo modernista a Minas Gerais, Tarsila do Amaral começa a desenvolver a chamada pintura Pau-Brasil, com temas e cores bem brasileiros e que Carlos Drummond definiu: "“O amarelo vivo, o rosa violáceo, o azul pureza, o verde cantante”.
No caso deste quadro, a presença de uma cor verdadeiramente brasileira ou caipira: rosa, azul claro e o verde do nosso colorido tropical.
A vegetação é representada com uma estética fora do padrão , que é influência do surrealismo em sua fase antropofágica e que está sempre presente nas obras da artista.
O animal, que não consegui identificar, é um símbolo da antropofagia.
A composição é geometrizada, porém, possui planos definidos e linhas simplificadas.
Em várias obras, Tarsila representava os operários, a terra, o trabalho braçal; pois era o trabalho braçal que tinha maior impacto na época. No caso dessa tela, a meu ver, ela representa a família de elite, que é intocável. O fato de estarem flutuando, significa que estão distantes da terra (do trabalho braçal).
Nota-se uma semelhança com algumas obras de Lhote, Gleizes e Léger; artistas que haviam se afastado do austero e cerebral cubismo de Picasso e Braque.