quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pastoral - (Tarsila do Amaral)


http://www.tarsiladoamaral.com.br/

Um comentário:

  1. Incrivel essa obra...
    O quadro apresenta alguns traços surrealistas como por exemplo, o fato dos personagens estarem "flutuando" no céu. Essa característica evidencia a preocupação de Tarsila com a estilização do desenho.
    A obra possui fortes características brasileiras que se manifestam sobretudo nas cores, que são muito vivas e vibrantes, contrastando com os tons pastéis que ela usava durante seus estudos nas faculdades parisiense e paulistana. Após uma viagem com um grupo modernista a Minas Gerais, Tarsila do Amaral começa a desenvolver a chamada pintura Pau-Brasil, com temas e cores bem brasileiros e que Carlos Drummond definiu: "“O amarelo vivo, o rosa violáceo, o azul pureza, o verde cantante”.
    No caso deste quadro, a presença de uma cor verdadeiramente brasileira ou caipira: rosa, azul claro e o verde do nosso colorido tropical.
    A vegetação é representada com uma estética fora do padrão , que é influência do surrealismo em sua fase antropofágica e que está sempre presente nas obras da artista.
    O animal, que não consegui identificar, é um símbolo da antropofagia.
    A composição é geometrizada, porém, possui planos definidos e linhas simplificadas.
    Em várias obras, Tarsila representava os operários, a terra, o trabalho braçal; pois era o trabalho braçal que tinha maior impacto na época. No caso dessa tela, a meu ver, ela representa a família de elite, que é intocável. O fato de estarem flutuando, significa que estão distantes da terra (do trabalho braçal).
    Nota-se uma semelhança com algumas obras de Lhote, Gleizes e Léger; artistas que haviam se afastado do austero e cerebral cubismo de Picasso e Braque.

    ResponderExcluir